Acreditação hospitalar: gestão de eficiência e qualidade
SINDHOSPI

Raquel Vilar, membra da diretoria executiva do Sindicato dos Hospitais do Piauí

Um hospital não é apenas um espaço para cuidar de pessoas doentes, mas um local onde as pessoas buscam conselho, orientação e até mesmo um milagre ocasional. No Brasil, apenas 4% dos hospitais seguem o processo de Acreditação Hospitalar, que leva em conta aspectos como qualidade técnica, gestão e atendimento humanizado. Através desse processo de acreditação, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa. A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, é possível discutir, criteriosamente, os resultados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.

Apesar de poucos hospitais no país possuírem o certificado, ações vêm sendo promovidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) para incentivar a adoção do processo em estabelecimentos de saúde. Essas instituições hospitalares seguem os padrões e critérios da ONA mas cabe a cada hospital selecionar e planejar as estratégias. Nesse contexto, a Acreditação Hospitalar constitui-se uma referência de garantia de qualidade de assistência prestada aos clientes e, à sociedade em geral, indica e atesta que as instituições de saúde encontram-se em conformidade com determinados padrões.

Algumas instituições hospitalares no Piauí já seguem os padrões do MBA, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, para que mais instituições no Estado adotem o processo de Acreditação Hospitalar. Esse entendimento de gestão depende de vários fatores, tais como motivação, capacitação e metodologia de trabalho. Além disso, as instituições de saúde que buscam ter uma melhor Gestão de Qualidade devem adotar um planejamento, no qual é fundamental o esforço pela qualidade, uma vez que elimina ações improvisadas, decisões baseadas na intuição e no subjetivismo. Para tanto, requer esforços dos profissionais em estabelecer metas e cumpri-las.

Portanto, o processo de acreditação deve ser visto como um primeiro passo das organizações no sentido de alcançarem maior eficiência, visando à melhoria da saúde, satisfação dos clientes e melhoria da qualidade da assistência prestada. O programa de Acreditação precisa da participação de toda a equipe envolvida com a qualidade, para atender a meta de melhoria dos procedimentos e processos que devem ser executados com toda habilidade, presteza e segurança, propiciando resultados facilmente detectáveis pela utilização de indicadores, que servirão de controle para avaliar as melhorias.

Contudo, a existência de um programa de Acreditação Hospitalar, focado na qualidade dos processos assistenciais, proporcionam normas e rotinas, descrição de processos, guias, manuais para serem seguidos e isto, consequentemente, contribui para a padronização da assistência e melhoria contínua da qualidade. O desafio está posto!